terça-feira, 7 de junho de 2011

Conceituando hipertexto

Hipertexto é uma obra com várias entradas, o mesmo conecta palavras e frases cujos significados ligam-se uns aos outro, estabelecendo na mente de todos uma rede de associações. A rede de Hipertexto nos leva ao modo similar ao funcionamento da mente: por associações. Nós vamos de uma representação a outra ao longo da rede.
       A ideia básica, de hipertexto é a conexão entre documentos construidos coletivamente, permitindo a participação de escritores e leitores ativamente na elaboração dos textos.
       O hipertexto nos remete a um texto digital que se ligam a outros conjuntos de informações cujo o acesso se dá por meio de hipertextos ou links.
       O hipertexto traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, sendo importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas, trazendo como vantagens a construção do conhecimento de forma dinamica, além de inserir o aluno e o processo educativo no mundo digital.
        Sendo uma forma de escrita e leitura não linear na informática, mesmo assim possui uma estrutura de organização em rede para acessarmos um ponto determinado no grau de interatividade que necessitamos.
         O hipertexto não precisa ser interativo e sim explorativo, com muitos atrativos que nos levam a abrir diversas janelas, caracterizando o chamado efeito hipertextual.
         Encontramos também os hipertextos em livros de formatos convencionais, permitindo ao leitor decidir o rumo a seguir na sua leitura. Há filmes, novelas e outros programas que mesmo sendo deslocado de seu eixo central o enredo faz parte de uma única ideia central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário